Conferência Internacional Segurança Urbana e Toxicodependências

Realiza-se esta quinta e sexta-feira (13 e 14 de Dezembro) a Conferencia Internacional Segurança Urbana e Toxicodependencias, na Câmara Municipal de Matosinhos. Eu serei o dinamizador de um dos workshops, designado "Música, Drogas e Contextos de Diversão" (ver resumo mais abaixo).

Uma comunicação a não perder será a do meu amigo Peter Van Dijk, do Trimbos Instituut, da Holanda, que falará sobre redução de danos naquele país e, mais específicamente, sobre o DIMS Project, a estrutura de testes a pastilhas que lá têm implementada e que já tive a oportunidade de visitar.

"Música, Drogas e Contextos de Diversão"
Resumo

A Música e as drogas sempre andaram juntas e estas sempre fizeram e fazem cada vez mais parte dos contextos de diversão. Faremos uma breve resenha histórica da associação da(s) música(s) às drogas durante o sec. XX, mostrando como estas últimas são tema habitual da música mais típica de diversas alturas históricas e relacionadas com a cultura, até chegarmos aos dias de hoje, mostrando como a alteração de consciência fez e faz parte, esteve e está presente, nos contextos de diversão.
Partindo da investigação realizada em contextos ligados à dance-music, debater-se-á o desafio de intervir nos contextos de diversão, abordando nomeadamente a extrema heterogeneidade destes contextos e das pessoas que neles se movem e os riscos de realizar intervenções desconjuntadas ou sem conhecimento aprofundado dos contextos que podem levar a efeitos iatrogénicos.
Finalmente, apresentaremos sugestões e pistas para uma metodologia que contemple não só a intervenção, mas que parta e se baseie no conhecimento de terreno, dando dicas acerca da forma, a nosso ver, mais adequada, de conhecer e intervir nos contextos de diversão.

Publicada porVictor Silva à(s) 00:30  

0 comentários:

Enviar um comentário

Blogger Template by Blogcrowds

 
Technorati Profileblogaqui? Directory of Psychology Blogs Blog Directory
Who links to me?