Uma visita de estudo à Holanda

Em 2002 tive uma bolsa de estudo, atribuida pela União Europeia através da FESAT (European Foundation of Drug Helplines) para visitar a Holanda e ver "In Loco" como lidam com a droga e toxicodependência.
O relatório dessa visita está disponível aqui em Inglês e Francês (pdf), já que foi publicada na revista "Lines/Lignes". Descrevo não só o funcionamento da linha de ajuda a situações de droga holandesa, como também a política holandesa sobre drogas, o funcionamento dos famosos coffee shops, política e estratégias de prevenção, o funcionamento do sistema de testes às pastilhas de ecstasy e outras que lá está implementado, bem como as reuniões que tive com investigadores da Universidade de Utrecht e do CVO (Drug Research Institute) acerca do que se convencionou chamar "novas drogas"(mau termo, já que as novas drogas são velhas) ou novas tendências de uso de drogas, principalmente ao nível recreativo. Já tem 5 anos, mas muitas das conclusões a que cheguei na altura continuam actuais. Acho também que é um bom texto (que imodéstia...) para esclarecer muitas concepções erradas acerca da política dos Países Baixos (nomeadamente que a droga lá é legal...).
Um link útil (alguns conteúdos em Inglês) é o do Trimbos Instituut, que será mais ou menos o correspondente Holandês do Instituto da Droga e Toxicodependência Português.

Publicada porVictor Silva à(s) 19:59  

0 comentários:

Enviar um comentário

Blogger Template by Blogcrowds

 
Technorati Profileblogaqui? Directory of Psychology Blogs Blog Directory
Who links to me?