O Mistério do Bilhete de Identidade

Para que serve aquele algarismo mesmo ao lado do nosso número de Bilhete de Identidade? Todos nós já devemos ter ouvido a história de que se trata do número de pessoas com o mesmo nome. Pois não é para isso que serve…

Andava há umas semanas para comprar um livro que saiu recentemente, chamado “O Fim do mundo está próximo?” de Jorge Buescu (Gradiva). Sabia que se tratava de uma obra de divulgação científica, mas o que me atraiu mesmo foi o título.
Ao ir à Feira do Livro do Porto, descobri que o Autor tinha mais dois livros . “ O mistério do bilhete de identidade e outras histórias” e “Da falsificação de euros aos pequenos mundos”(também da Gradiva). Não resisti a estes títulos e comprei os três livros.
Comecei logo pelo mais antigo, o que prometia revelar o mistério do bilhete de identidade. Deparei-me com um livro fantástico. Em pequenos capítulos o autor explica pequenas-grandes maravilhas da matemática, debruça-se sobre o que é a ciência, desmistifica verdades absolutas.
Um capítulo que muito me agradou como adepto do FCP foi a explicação matemática de como o Sporting não poderia chegar a campeão no ano de 2001, nem o Boavista no ano a seguir. Pelo que percebi, matematicamente e mantendo-se algumas variáveis, o Porto ganhará outra vez no ano que vem.
Outro capítulo fantástico tem a ver com a relação entre o Minesweeper (sim, o joguinho que vem com o Windows) e o apocalipse (neste caso o colapso da economia).
Poderia aqui falar de muitos outros capítulos do livro. Jorge Buescu é um matemático e escreve principalmente sobre matemática e como ela está presente na nossa vida. Eu, que tirando a estatística da Faculdade, deixei de estudar matemática no nono ano, fiquei com pena de não saber mais. Mas mesmo assim, este pequeno livro conseguiu fazer uma coisa que há muito não acontecia: à medida que ia lendo, ia apontando numa folha as formulas matemáticas que o autor referia como exemplos e puxei pelo pouco que ainda me lembrava de matemática. Com dificuldade nalguns casos, com sucesso noutros, fui percebendo um pouco mais desta disciplina, que longe ser chata, pareceu-me muitíssimo interessante, bela até na sua lógica. Deu-me vontade de voltar a aprender matemática. Se isto aconteceu com um psicólogo com muita coisa para fazer, certamente dará ainda mais vontade a um jovem que esteja a estudar e que ainda pode ir às aulas de matemática.
Mesmo nos casos em que a explicação através de fórmulas matemáticas é muito difícil para alguém como eu, Buescu consegue explicar a lógica da coisa de uma forma simples. Conseguimos perceber mais ou menos como aquilo funciona. E dá-nos vontade de saber mais.
O primeiro livro foi devorado no mesmo dia em que foi comprado, agora estou a ler o segundo (“Da Falsificação de Euros aos pequenos mundos”) devagar para durar mais e estou desejoso de saber se o Fim do mundo está ou não próximo. E já aprendi, já descobri coisas que acreditava piamente e que afinal não correspondem à verdade – sabiam, por exemplo, que a ideia que temos de que na idade média as pessoas cultas julgavam que a terra era plana está errada? Que tudo se deve a um jornalista e romancista chamado Washington Irving, que ficcionou a história de Colombo e que, depois, ao ser sistematicamente citado, a sua ficção foi tomada por realidade? É que afinal, aquela história de que Colombo teve de se defender de padres e inquisidores, que esteve para ser considerado herético por afirmar que a terra era uma esfera, que depois mostrou aos sábios incultos que afinal tinha razão…tudo isto parece ser falso. Mais que isso, Colombo enganou-se nos cálculos e se por acaso não se tivesse deparado com a América, a sua expedição teria sido um rotundo fracasso.
Recomendo vivamente estes três livros de Jorge Buescu. Se os tivesse lido no nono ano, tinha prestado mais atenção nas aulas de matemática.
Ahh! Já me esquecia: o algarismo ao lado do número de bilhete de identidade é um dígito de controle, para evitar aquelas situações em que alguém se engana a escrever tantos números e acaba por pôr um número de BI errado nalgum sítio. E sabem que mais? Não funciona em todos os casos! Há um erro matemático nos dígitos de controle de BI de muita gente! Se quiserem saber porquê, leiam o livro.

Publicada porVictor Silva à(s) 23:40  

0 comentários:

Enviar um comentário

Blogger Template by Blogcrowds

 
Technorati Profileblogaqui? Directory of Psychology Blogs Blog Directory
Who links to me?